VOCÊ É O DONO
A Cooperativa de crédito dos funcionários da Atacadão é uma instituição financeira sem fins lucrativos, fiscalizada e autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Os objetivos principais são: Incentivar a constituição de poupança/capital, com ótimo rendimento; conceder empréstimos a juros acessíveis e ajudar a minimizar os problemas socioeconômicos dos associados; orientação financeira dos associados; segurança de ser dono e usuário.
Somos uma associação de pessoas com interesse em comum, economicamente organizada de forma democrática, respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais prestamos serviços de natureza Econômica, Social e Educativo, sem fins lucrativos.
COMO FUNCIONA O CAPITAL?
Cada associado integraliza mensalmente 2% do salário bruto para formação do seu capital social. A soma destas contribuições constitui o recurso que a cooperativa tem para emprestar.
O DINHEIRO POUPADO PELO ASSOCIADO RECEBE REMUNERAÇÃO?
De acordo com art. 7º da LC 130/2009 as cooperativas podem remunerar o capital do associado até a taxa referencial do sistema especial de liquidação e de custódia – Selic para títulos federais.
O investimento na cooperativa rende até 100% Selic.
O juros ao capital é a forma de distribuir o resultado financeiro gerado pela cooperativa ao longo do ano aos seus associados.
O associado recebe este rendimento de JUROS AO CAPITAL geralmente na conta de capital, sendo decisão da diretoria da cooperativa a destinação para capital ou em conta bancária de acordo com as necessidades da cooperativa.
COMO FUNCIONA A DISTRIBUIÇÃO DE SOBRAS?
Conforme determina a Lei 5764/71 e LC 130/2009, somente os associados que, durante o ano, pagaram juros para a cooperativa sobre empréstimos contraídos, terão direito a distribuição das sobras.
Tal distribuição de sobras (devolução de parte dos juros pagos sobre empréstimos) torna ainda menor os juros pagos pelos associados. O valor apurado será destinado conforme aprovação da assembleia geral ordinária.