Osmar Coronado, motivado pelos princípios cooperativistas, começou, em 1982 a movimentar seus colegas de trabalho para a criação de uma cooperativa de crédito.

E, no dia 23 de agosto desse mesmo ano, nasceu a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Companhia Mercantil e Industrial Parizotto Ltda, uma instituição baseada nos ideais cooperativistas, em benefício de todos os funcionários da Companhia Mercantil Industrial Parizotto Ltda.

O que começou de forma tímida, com apenas 30 cooperados, foi conquistando rapidamente seu espaço.

– A cooperativa fez a contratação de seus próprios funcionários. Com isso, foi possível atender demandas com maior capacitação, dedicação e passa a ampliar resultados financeiros e desenvolver ainda mais a área social e o bem estar de seus cooperados.

– Em 1991, Marcos Tasso assume a presidência da cooperativa e, com apoio do seu irmão Mauro Tasso, desenvolvem estratégias para torna-la autossustentável e alcançar adesão de 100% dos funcionários.

Em 1992, a Companhia Mercantil e Industrial Parizotto Ltda. muda sua razão social para Atacadão Indústria e Comércio, alteração que transformou a cooperativa na atual Cooperata – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Atacadão.


Após alguns anos com diversas mudanças e evoluções, a cooperativa firmou-se como é conhecida nos dias atuais.

DIRETORIA

A Cooperata é dirigida por quatro associados eleitos
em assembleia geral, com mandato de 3 anos, que respondem legalmente
por toda a administração da instituição.


Marcos Tasso
Diretor presidente


Marcelo Hashimoto
Diretor administrativo


Cleodemir José Martins
Diretor operacional


Cristina Oliveira Borges
Diretora

A Cooperata é fiscalizada pelo conselho fiscal, formado por seis membros eleitos em assembleia geral, com mandato de 3 anos. Atualmente, os conselheiros fiscais são:

Efetivos

Alberto Cavalcante Lacerda
Aloisia Lima Arayama
Sérgio Rodrigo Oliveira

Suplente
Edi Xavier de Aguiar Araújo
Francisco de Assis Alves de Carvalho

Eles respondem legalmente pela fiscalização da Cooperata, acompanham mensalmente as operações financeiras e assinam atas e balancetes que são encaminhados ao Banco Central. Todos os associados que fazem parte da diretoria e do conselho fiscal exercem suas funções gratuitamente.

Hoje a Cooperata é uma instituição eficiente e próspera, graças à muitos representantes que passaram pela Cooperata. Conheça alguns dos presidentes que deixaram sua marca e tornaram possível o desenvolvimento da cooperativa. 1983-1985:

1983-1985: José Augusto Pedro Bariano

1986-1988: João Carlos Gonzales

1989-1990: Waldomiro Antonio da Silva

1991- atual: Marcos Tasso

Linhas de Crédito

 

 

MISSÃO


Atender as necessidades financeiras de todos os cooperados através do sistema cooperativo, despertando em cada um a necessidade da poupança através da capitalização, com objetivo financeiro, social, educativo e cooperativista.

VISÃO




Ser a melhor opção na obtenção de recursos financeiros, sociais e educativos.


VALORES


• Cooperativismo
• Segurança Financeira
• Crédito Consciente
• Transparência com o Cooperado
• Ética, Moral, focada no Cooperativismo