Osmar Coronado, motivado pelos princípios cooperativistas, começou, em 1982 a movimentar seus colegas de trabalho para a criação de uma cooperativa de crédito.
E, no dia 23 de agosto desse mesmo ano, nasceu a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Companhia Mercantil e Industrial Parizotto Ltda, uma instituição baseada nos ideais cooperativistas, em benefício de todos os funcionários da Companhia Mercantil Industrial Parizotto Ltda.
O que começou de forma tímida, com apenas 30 cooperados, foi conquistando rapidamente seu espaço.
– A cooperativa fez a contratação de seus próprios funcionários. Com isso, foi possível atender demandas com maior capacitação, dedicação e passa a ampliar resultados financeiros e desenvolver ainda mais a área social e o bem estar de seus cooperados.
– Em 1991, Marcos Tasso assume a presidência da cooperativa e, com apoio do seu irmão Mauro Tasso, desenvolvem estratégias para torna-la autossustentável e alcançar adesão de 100% dos funcionários.
Em 1992, a Companhia Mercantil e Industrial Parizotto Ltda. muda sua razão social para Atacadão Indústria e Comércio, alteração que transformou a cooperativa na atual Cooperata – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Atacadão.
Após alguns anos com diversas mudanças e evoluções, a cooperativa firmou-se como é conhecida nos dias atuais. Para conhecer melhor esta trajetória preparamos um e-book comemorativo destes 40 anos.
DIRETORIA
A Cooperata é dirigida por cinco associados eleitos
em assembleia geral, com mandato de 3 anos, que respondem legalmente
por toda a administração da instituição.
Marcelo Hashimoto
Diretor Presidente
Cleodemir José Martins
Diretor Administrativo
Cristina Oliveira Borges
Diretora Financeira
Aloísia Lima Arayama
Diretora de Negócios
A Cooperata é fiscalizada pelo conselho fiscal, formado por seis membros eleitos em assembleia geral, com mandato de 3 anos. Atualmente, os conselheiros fiscais são:
Efetivos
Edi Xavier de Aguiar Araújo
Sérgio Rodrigo de Oliveira
Vinícius Rissato
Suplente
David Mucarsel Ruis
Maria Elisa Roque N. T. Silva
Valdejane Dos Santos Regolin
Eles respondem legalmente pela fiscalização da Cooperata, acompanham mensalmente as operações financeiras e assinam atas e balancetes que são encaminhados ao Banco Central. Todos os associados que fazem parte da diretoria e do conselho fiscal exercem suas funções gratuitamente.
Hoje a Cooperata é uma instituição eficiente e próspera, graças à muitos representantes que passaram pela Cooperata. Conheça alguns dos presidentes que deixaram sua marca e tornaram possível o desenvolvimento da cooperativa.
1982-1983: Prof. Dr. Osmar Coronado
1983-1985: José Augusto Pedro Bariano
1986-1988: João Carlos Gonzales
1989-1990: Waldomiro Antonio da Silva
1991-2020- Marcos Tasso
2020- Atual Marcelo Hashimoto