Juros ao Capital 2022!
Juros ao Capital da Cooperata!
Entenda melhor como funciona o pagamento deste rendimento.,
O que é Juros ao Capital?
O juros ao capital é a forma de distribuir o resultado financeiro gerado pela cooperativa ao longo do ano aos seus associados.
De acordo com art. 7º da LC 130/2009 as cooperativas podem remunerar o capital do associado até a taxa referencial do sistema especial de liquidação e de custódia – Selic para títulos federais.
O investimento na cooperativa rende até 100% Selic.
Como é calculada a remuneração?
A sua rentabilidade anual corresponde a 100% da taxa Selic mensalizada.
Conforme publicação da receita federal do Brasil, que alterou a forma de tributação sobre o pagamento de juros ao capital. Os lançamentos referente a saldos e rendimentos das Cooperativas, passam a ser OBRIGATÓRIOS na DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA (IR). Solução de consulta nº 349 – Cosit
Como é definida a destinação do Juros ao Capital?
O associado recebe este rendimento de JUROS AO CAPITAL geralmente na conta de capital, sendo decisão da diretoria da cooperativa a destinação para capital ou em conta corrente de acordo com as necessidades da cooperativa.
Neste ano de 2023 a diretoria decidiu pagar em conta corrente, e para os casos de associados com parcelas em atrasos (inadimplentes) o valor será integrado a conta de Capital Social, ambos até o dia 31/01/23.
São mais R$ 10,2 Milhões distribuídos aos cooperados em forma de rendimento!!!
Para consultas acesse o Portal do Cooperado.
*Data de corte para cálculo de inadimplência dia 31/12/2022