Dicas Cooperata
Controle seu gastos
Anote todas as despesas, sejam elas grandes ou pequenas, atualize estas informações em uma planilha ou até mesmo em um caderno.
Some os gastos anotados
Não basta anotar é preciso contabilizar. Apenas quando tudo foi somado é possível saber como está o seu orçamento e identificar o que precisa ser ajustado.
Caso precise de crédito, procure o mais adequado.
Ás vezes é preciso recorrer ao crédito, é isso não é algo ruim, já que pode contar com uma cooperativa de crédito onde o juros são bem baixo, então avalie veja se possui dívidas com juros maiores e troque-as pelo crédito na Cooperata.
Não use o cartão de crédito como extensão do salário
O crédito rotativo tem taxas exorbitantes, a facilidade do crédito pré aprovado, pode ser um grande vilão do orçamento. Por isso a recomendação é não utilizar o cartão como extensão da renda mensal.
Evite pagar apenas o mínimo do cartão de crédito
Quando você paga apenas o mínimo, o restante ficará acumulado para as contas do próximo mês e desde que seu salário não tenha aumentado ou não tenha conseguido renda terá dificuldades novamente para pagamento total da fatura, então se verificar que as contas já estão ficando apertadas, não use o cartão, pois a fatura sempre chega.
Reduza os gastos supérfluos
Com a redução destes gastos você poderá ter uma economia de até 30% no seu orçamento, faça o teste!
Crie metas financeiras
Que tal fazer aquela viagem dos sonhos? trocar de carro? ou comprar um imóvel, tudo isso é possível se houver um planejamento financeiro. Defina sua meta ( o quê, quando e quanto). Estabeleça o valor a ser poupado por mês para concretização do seus objetivos.
Tenha uma reserva financeira
Crie o hábito de guardar sempre uma parte do que ganha em uma reserva financeira que tenha liquidez, infelizmente imprevistos acontecem, além de guardar para o seus sonhos é importante ter aquela reserva para recorrer em caso de emergência.
Nunca gaste mais do que ganha
Regra simples e primordial, para uma vida financeira saudável.
Pense na sua aposentadoria
Nesta fase você precisará de mais recursos financeiros. Com a diminuição da renda e o aumento de gastos é preciso planejar para conseguir manter o padrão de vida de quando estava trabalhando. Quanto antes começar a poupar mais tranquila ela será.