Notícia

Cresce número de brasileiros que aderem ao consumo compartilhado

 

Usar carros compartilhados para andar pela cidade de São Paulo entrou na rotina da jornalista Ana Freitas.

Sonora: “Eu uso transporte compartilhado, às vezes. Acho que as pessoas estão se educando para este tipo de produto e já estão entendendo que se vão ter que compartilhar.”

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas mostra que 8 em cada 10 brasileiros estão dispostos a adotar alguma forma de consumo compartilhado no seu dia-a-dia.

O número de adeptos à modalidade já é 20% maior que no ano passado.

Entre os que já aderiram, os consumos mais comuns são as caronas para ir ao trabalho, faculdade ou viagens. Mais de 4 a cada 10 pessoas já usaram pelo menos uma vez esse sistema de transporte. Na sequência, cerca de um terço das pessoas já experimentou o aluguel de casas por temporada ou a locação de roupas.

Quase 100% dos entrevistados dizem que a modalidade traz vantagens; entre elas, a economia de dinheiro e a redução do consumo em excesso.

Adepta à modalidade, a diretora de arte Débora Lopes concorda.

Sonora: “Eu acho mais sustentável financeiramente para o seu bolso e para o meio ambiente também. São menos coisas descartadas. Tem um impacto sócio-ambiental bem legal.”

As modalidades de consumo colaborativo com maior potencial de crescimento, ou seja, que mais pessoas dizem que podem experimentar no futuro, são: o coworking, escritórios para trabalho compartilhado, seguido do compartilhamento de brinquedos e a hospedagem de animais de estimação.

Em média, 6 em cada 10 pessoas dizem que gostariam de experimentar ao menos um desses serviços.

A empresária brasiliense Cristiane Pereira e o sócio descobriram cedo o novo nicho de mercado e investiram no coworking.

Sonora: “Em 2010, fizemos uma pesquisa e descobrimos que este mercado já existia fora do país.”

Nove anos depois, o escritório é o segundo coworking em funcionamento mais antigo do país.

E para além de trabalho compartilhado, hoje virou uma incubadora de pequenos projetos.

 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2019-08/cresce-numero-de-brasileiros-que-aderem-ao-consumo-compartilhado-revela

Linhas de Crédito

 

 

 

Benê

Benê é um amigo para todas as horas!

Um cofrinho que te ajuda a lembrar que para realizar seus sonhos e projetos é preciso poupar. 

Ele e o Dinho são melhores amigos, um sempre ajuda o outro e juntos, ajudam toda a turma!

Super Porco